Dr Socrates - Um dos maiores jogadores da História do Corinthians

 Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, este é o nome do jogador e médico do  futebol brasileiro, nascido em fevereiro de  1954 em Belém e morreu em dezembro de 2011.
 

Implantou no futebol brasileiro o estilo de jogo rápido, suave e livre, o famoso “jogo bonito” durante os anos 1970 e 1980, marcando 22 gols em 60 jogos internacionais ao longo de nove anos (1979-86). 

Embora o Brasil tenha perdido na segunda rodada da Copa do Mundo FIFA de 1982 e nas quartas-de-final do torneio de 1986, a exuberância de Sócrates, estratégia inteligente e assinatura "salto de ouro" no campo fez dele uma estrela.




Sócrates também atraiu a atenção por sua vida extravagante fora do campo e por seu ativismo político em nome dos pobres e contra o governo autoritário do Brasil. Ele jogou (1974-78) pelo Botafogo football club em Ribeirão Preto, enquanto obteve seu diploma médico.

Em seguida, mudou-se para o São Paulo e como profissional jogou elo Corinthians (1978-84), para o qual era um formidável meio-campista, marcando 172 gols em 297 Jogos. Depois de um breve período Com a Fiorentina em Florença, Sócrates voltou para casa para se juntar ao Flamengo no Rio de Janeiro e, em seguida, Santos em São Paulo antes de se aposentar em 1989. Depois disso, ele praticou medicina e tornou-se um notável comentarista político e esportivo.



Comentários