Cores secundárias – Quais são? Conheça aqui a diferença


As cores que não podem ser produzidas misturando outras cores são chamadas cores primárias. Não é possível produzir cores vermelhas, azuis ou verdes misturando duas outras cores. Por esta razão vermelho, verde e azul são chamados primárias.

Em outras palavras as primárias são cores que são elas mesmas. As cores secundárias, por sua vez,  são construídas misturando duas cores primárias.

Cores complementares são tipicamente em lados opostos de uma roda de cores e são as que, quando misturadas, criam cinza. No mundo real da cor, poucos pigmentos são puros, então você geralmente recebe um castanho.



Cores secundárias ou cores compostas

Quando misturamos todos os pigmentos primários, ficamos Negros. (Com luz, você fica branco.) Mais uma vez, no mundo dos pigmentos você realmente não.Cores Secundárias (Cores Compostas)

As cores produzidas pela mistura de duas cores primárias de luz são chamadas cores secundárias ou cores compostas.

Cores Magenta, Ciano e amarelo são cores secundárias, por exemplo.

Como criar uma cor secundária


Pegue três tochas e cubra os copos com papéis vermelho, verde e azul celofane, de modo a produzir luz vermelha, verde e azul, respectivamente. Agora, liga as tochas e projeta todas as três luzes coloridas numa tela ou parede branca, para que esta luz colorida se sobreponha. Agora, você vai observar que a área onde luzes vermelhas e verdes se sobrepõem parece amarela. E a área onde luzes vermelhas e azuis se sobrepõem parece magenta. Da mesma forma, a área em que as luzes de cor Azul e verde se sobrepõem dá cor cíana.

Além disso, você vai observar que a área onde todas as luzes coloridas se sobrepõem, parece branco. Nós também podemos escrever estes resultados como indicado abaixo:

·       Vermelho + Verde = Amarelo

·       Vermelho + Azul = Magenta

·       Azul + Verde = Ciano

Comentários