Guerra de canudos - Como foi? Resumo da história

A guerra dos canudos foi um conflito brasileiro que teve suas origens no assentamento de Canudos (nomeado por seus habitantes Belo Monte que significa "bela colina", nas costas semi-áridas ("sertão" ou "caatinga", em português) na ponta nordeste do Estado (então província) da Bahia. Na época, a Bahia era uma zona desesperadamente pobre, com uma economia deprimida baseada na agricultura de subsistência e pecuária, sem grandes cidades, e uma população desprivilegiada composta em grande parte de brasileiros brancos e mestiços.

Como mostram os historiadores,  era um cenário provável para a insatisfação com o regime republicano instalado recentemente. (A república foi declarada em 15 de novembro de 1889 após um golpe militar contra o Imperador reinante, Dom Pedro II, que ainda era amado pelo povo comum.Embora a cidade original de Canudos tenha sido coberta pelo reservatório da Barragem de Cocorobó, construída pelo regime militar na década de 1960, o Parque Estatal Canudos, criado em 1986, preserva muitos dos locais importantes e serve como Monumento à guerra. O objetivo declarado do parque é tornar impossível esquecer os mártires liderados por Antônio Conselheiro.



O povo vs o exército 


O governo provincial enviou o Capitão Virgílio Pereira de Almeida para esmagar o assentamento com uma coluna de 30 homens, resultando no massacre imediato dos soldados por um bando de "jagunços" (como as mãos Armadas contratadas foram chamadas) simpático A Antônio Conselheiro. Isso causou grande alarme entre o governo provincial, que então pediu ajuda do governo federal. Os Estados Unidos do Brasil só recentemente foram fundados, e foi sentido na época que os rebeldes eram monarquistas e separatistas, um mau exemplo e uma ameaça ao novo regime. O Presidente Prudente de Morais pediu uma expedição militar punitiva e o Exército Brasileiro começou os preparativos em novembro de 1896.

A guerra do canudos ficou conhecido como uma resistência popular num exemplo de como a ideologia levanta a força necessária para se combater um sistema repressivo, e armado como o Brasil provou ser em diferentes momentos de sua história.

Comentários