Retículo Endoplasmático - Como funciona? Definição e funções

O retículo endoplasmátio é um sistema de comunicação entre o interior e exterior da célula formado por membranas citoplasmáticsa que funcionam especialmente no transporte de materiais dentro da célula e que é repleta de ribossomos. Basicamente, sem eles não seria possível sobreviver.

O retículo endoplasmático serve muitas funções gerais, incluindo a dobragem de moléculas proteicas em sacs chamadas cisternas e o transporte de proteínas sintetizadas em vesículas para o aparelho Golgi.


Como funciona o retículo endoplasmático 


Dentro das suas células há cidades pequenas. Essas cidades funcionam de certa forma como as cidades regulares: elas têm chefes ou prefeitos, serviços postais, usinas de energia, e até mesmo muros para manter invasores fora. Vamos concentrar - nos numa parte desta pequena cidade - as fábricas.

Claro que não há cidades reais em suas células, mas as organelas, ou pequenas partes da célula que têm uma função específica, são como as partes que compõem uma cidade. Você também pode pensar em uma organela como um tipo de órgão celular. Tal como o teu coração, fígado e pulmões têm certos trabalhos no teu corpo, as tuas organelas têm certos trabalhos para realizar nas tuas células.

Bactérias e archaebacteria (um grupo de microorganismos) têm células procarióticas e, portanto ,não têm organelas. As células eucarióticas possuem organelas e são encontradas em animais, plantas, fungos e protistas (como uma ameba).

De volta às pequenas fábricas, que são chamadas de retículo endoplásmico suave ou ER suave para abreviar. Agora retículo endoplasmático soa bastante assustador, mas seu nome na verdade se traduz em "dentro da rede citoplasmática", o que faz sentido porque é encontrado dentro do citoplasma, ou o material gelatinoso encontrado dentro de uma célula, e é composto por uma rede de membranas.

Na verdade, há dois tipos de ER, er áspero e ER suave. Rough ER tem ribossomas em sua superfície que lhe dão uma aparência áspera e nome, enquanto que smooth ER é sem ribossomas. A falta de ribossomas também dá er suave uma função diferente do ER áspero. Suaves ER é aquele que opera como uma fábrica.



Comentários