Independência dos estados unidos - Resumo da história


No século XVII os ingleses colonizaram o território onde hoje está localizado os Estados Unidos e a região foi dividida em duas partes, colônias do norte e colônias do sul.

A colônia norte, foi destinada para a moradia dos ingleses que viam da Europa, a maioria vinha fugindo das perseguições que os cercavam na Inglaterra.

A colônia sul era destinada a exploração de seus recursos naturais, como a mineração. Por conta disso, essa região foi mais povoada por escravos.

O trato da Inglaterra com sua colônia era muito rígido e pesado, com cobranças de impostos absurdos e leis muito rigorosas, tudo para aumentar os ganhos do país colonizador.

Um dos maiores marcos dessa exploração desenfreada da colônia foi após o fim da guerra dos sete anos, quando a Inglaterra foi derrotada pelos franceses e fez a população dos estados unidos arcar com os custos da derrota.

Porém, o povo não suportaria tanta exploração por muito tempo, havia se tornado impossível viver com tantas cobranças e por isso os colonos decidiram que era hora de se rebelar contra a coroa inglesa.


Primeiro congresso da Filadélfia


Em 1774 acontecia o primeiro congresso da Filadélfia, ele tinha como objetivo principal a revisão das leis impostas aos colonos e pedia ainda maior participação da população na economia e na política do seu país.

George III, rei da Inglaterra, não gostou nada das propostas enviadas à coroa e como represália endureceu ainda mais as leis e as taxas cobradas do povo.

Segundo congresso da Filadélfia


Dois anos depois, em 1776 aconteceu o segundo congresso da Filadélfia, ao contrário do primeiro, esse congresso tinha objetivos maiores, a independência do país.

Nesse congresso, Thomas Jefferson escreveu a carta de independência dos Estados Unidos.

Como a metrópole não aceitou a libertação da colônia, foi iniciada uma guerra pelo domínio do território. Essa guerra teve duração de 2 anos.

O povo americano recebeu ajuda da França e da Espanha para conseguir vencer o exército inglês, que era maior e mais preparado que o exército americano.

Decreto de independência dos Estados Unidos da América


Com a ajuda dos dois países europeus, os Estados Unidos venceram a guerra e em 1783 os ingleses reconheceram a declaração de independência dos Estados Unidos e foi assinado o Tratado de Paris.

Apesar da demora dos ingleses em reconhecer a independência americana, a declaração de independência foi assinada em 04 de julho de 1776.

Os Estados Unidos se tornou um país republicano e com um sistema que permite que cada estado tenha autonomia para governar seu próprio território.

Comentários