Boi Bumba - Lenda e Origem


O boi-bumbá é uma festa brasileira com tema na lenda da morte e ressurreição de um boi. É muito popular no Norte e Nordeste do país, mas também é comemorada no Sul.
Entenda mais cobre esta festividade característica do Brasil:



Origem da lenda

A lenda o boi-bumbá é de origem europeia, inspirada pelas antigas comédias inglesas e italianas.
Foi trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses, o que acarretou na incrementação da cultura africana e indígena na lenda.

A narrativa, como conhecemos hoje, teve origem no período colonial brasileiro em decorrência da escravidão e criação de gado, o que fica explicito em sua composição.

A lenda do boi-bumbá

A principal versão da lenda do boi-bumbá se dá com a participação de um casal de negros trabalhadores de uma fazenda, onde se praticava a criação de gado.

Quando a mulher fica grávida, surge um imenso desejo de comer a língua de um boi, instigando seu parceiro a matar um dos bois do rebanho.

Por azar, o homem acaba matando um o boi favorito do dono da fazenda, deixando-o desesperado.
Para tentar reverter o processo de morte, o dono da fazenda chama um pajé, que por um milagre acaba conseguindo ressuscitar o boi.

A festa do boi-bumbá serve para relembrar este milagre, além de misturar a crença católica em milagres com a cultura indígena, representada pelo pajé.

Existem variações na lenda, onde em vez de um pajé entra a figura de um curandeiro. Outras, o boi é achado quase morto, e o curandeira traz de volta sua saúde.

Características da festa

A festa do boi-bumbá tem todas as características de uma típica festa brasileira, com muita música, dança e cores vibrantes.

Conta, além disso, com peças teatrais reencenando a lenda do boi-bumbá, sempre de forma dinâmica e colorida.

Há desfile durante a festividade, contando com pessoas fantasiadas de boi, sempre utilizando muitas cores e criatividade, no melhor estilo do carnaval brasileiro.

Comentários